O Esporte | A Empresa | Produtos | A Comunidade | Contatos
Para obter informações sobre os cursos ligue para tel. 21 2273-9733 / 21 9995-1090 / 21 8876-1269 ou envie uma mensagem de e-mail para alex@parapentebrasil.com.br
Conteudo
Classificados
Compre conosco


O Esporte
Movimentação na rampa de São Conrado.
O vôo trânquilo de lift na Praia Mole em Santa Catarina.
Vôo na Praia Mole em Santa Catarina.
Vôo na Praia Mole em Santa Catarina.
Vôo de lift na Praia Mole em Santa Catarina.
O instrutor Alex Brasil pousando de um vôo duplo com um aluno em São Conrado.
Olhando o mundo de um outro ponto de vista.
A Pedra Bonita de um ângulo alternativo.
Vôo de vale.
São Conrado visto do ponto de vista do piloto.
Mais Fotos

O Parapente, também conhecido como Paraglider nos países de língua inglesa, surgiu inicialmente na Europa e era praticado por alpinistas que após escalar as montanhas utilizavam o equipamento para descê-las voando. No início os parapentes ainda eram experimentais e o seu uso se resumia a pequenos vôos. Nos dias de hoje, inúmeras fábricas surgiram no mundo inteiro e os projetos têm evoluído cada vez mais, proporcionando vôos cada vez mais seguros e mais longos.

No Brasil, o primeiro vôo de Parapente que se tem registro aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro, onde dois suíços decolaram da rampa da Pedra Bonita que já era utilizada por praticantes de asa-delta. A novidade atraiu a atenção de alguns cariocas que tinham em comum o fascínio pelo vôo-livre. Assim se formou o primeiro grupo de pilotos brasileiros. O vôo, que naquela época durava poucos minutos, às vezes provocava momentos de tensão, pois o planeio dos parapentes algumas vezes não permitia ao piloto chegar na praia, o que o obrigava a procurar um lugar para pousar no meio do caminho.

Atualmente o planeio dos parapentes chega a ultrapassar a razão de11/1 (para cada 11 metros voados para frente 1 metro de altitude é perdido). Graças à evolução da tecnologia os vôos de distância têm se tornado cada vez mais freqüentes, iniciando uma corrida pela quebra dos recordes mundiais. O recorde de distância livre em um parapente é de 461,8 Km, e foi conquistado pelos Brasileiros Marcelo Prieto, Rafael Saladini e Frank Brown em 2007. a SOL Paragliders empresa Brasileira e seus pilotos escreveram um capítulo na história do vôo livre mundial: Quebra depois de 5 anos do mais importante recorde mundial da modalidade e de forma tripla, poderá ser verificado no link:

http://www.ciclone.com.br/modules.php?name=leonardo&op=competition&clubID=0

O brasileiro Frank Brown, que detém o recorde sul-americano de distância livre de 337 Km, foi o vice-campeão da última edição do Campeonato Mundial de Parapente que foi realizado em Portugal. Esta foi a melhor colocação já conquistada por um brasileiro, o que vem influenciando positivamente o crescente nível técnico dos pilotos no país. A última grande conquista no esporte veio com a vitória sobre a França na disputa para sediar o Campeonato Mundial de 2005. É a segunda vez que um país não europeu recebe o evento, o primeiro país não europeu foi o Japão. O campeonato que será realizado em Governador Valadares é composto por provas de distância a partir de um percurso pré-definido. O piloto deve seguir uma rota sobrevoando algumas cidades até pousar no goal (linha de chegada). Durante os meses de janeiro a março é possível voar mais de 100 Km nos melhores dias em Valadares.

Considerado por seus praticantes como um esporte de aventura, o Parapente reúne pessoas movidas pela mesma emoção: o prazer de voar. Não há um estereótipo bem definido que caracterize um piloto de parapente, pessoas de diferentes classes sociais, formação cultural e condicionamento físico, dividem as rampas do país como se fosse uma grande família. A camaradagem e o bom humor são facilmente encontrados no meio.

É comum a procura pelo esporte por pessoas que desejam fugir do dia-a-dia estressante das grandes cidades. Como costumam dizer os pilotos: "nada como começar a semana após um final de semana voando".


Enviar para um amigo Voltar para a página inicial

Fale Conosco

Por favor, nos de a sua opinião sobre essa página.

* Nome do Remetente:
* E-mail para Contato:
* Título da Mensagem:
* Mensagem:
  
Login
E-mail:
Senha:
:: Novo Usuário
:: Esqueci a Senha

Parceria
Copyright© 2006 - Parapente Brasil